sábado, 2 de maio de 2015

Raio X mostra como cobra píton digere filhote de jacaré inteiro

Imagem foi obtida por pesquisadores da Universidade do Alabama.

Estudo trata da capacidade da cobra em aumentar órgãos na digestão.

Do G1, em São Paulo
Imagem de raio X mostra o corpo inteiro de um áligator dentro de uma cobra píton-birmanesa (Foto: Stephen Secore/Iberpress)Imagem de raio X mostra o corpo inteiro de um áligator dentro de uma cobra píton-birmanesa (Foto: Stephen Secore/Iberpress)
 
Imagem de raio X feita por biólogos da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, mostra a impressionante digestão de uma cobra-píton-birmanesa que devorou um filhote de aligátor, um tipo de jacaré que vive na América do Norte.
O exame faz parte de um estudo que analisa as mudanças no corpo da píton para lidar com a sua refeição. Segundo os cientistas, a cobra consegue alterar muitas vezes o tamanho e função de seus órgãos durante o processo de digestão -- que pode levar até uma semana.
De acordo com a publicação britânica "Daily Mail", os pesquisadores americanos descobriram que o coração do réptil aumenta cerca de 40%, alteração que tambám afeta o pâncreas e o fígado --  este último chega a dobrar seu tamanho.
Um exemplar de píton-birmanesa pode medir até 7 metros de comprimento. Nos EUA, esse réptil é considerado uma praga, já que tem afetado a biodiversidade de regiões como o Sul do país. A preocupação é tanta que o governo proibiu a importação da espécie, em 2012.
Cobra píton-birmanesa capturada em 2009 no Parque Everglades, na Flórida. A serpente tinha cerca de 5 metros de comprimento. (Foto: University of Florida, Michael R. Rochford/AP)Foto de arquivo mostra cobra-píton-birmanesa capturada em 2009 no Parque Everglades, na Flórida. A serpente tinha cerca de 5 metros de comprimento. (Foto: University of Florida, Michael R. Rochford/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário