quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ironia do destino: enquanto SP prega a separação, o Nordeste envia energia elétrica para o sudeste

Ironia do destino.
Rechaçada com preconceito, xenofobia e ódio por muitos brasileiros que moram na região Sudeste, a região Nordeste do Brasil é quem está garantindo o equilíbrio no consumo de energia elétrica de paulistas, mineiros, cariocas e capixabas.
Desde o último dia 3 de agosto, em cada domingo, com exceção do dia 5 de outubro, vem sendo programada a produção nordestina de energia acima do consumo, para envio ao Sudeste.
Com uma população de 80,3 milhões de pessoas, a região Sudeste é ao mesmo tempo a maior produtora e consumidora de energia do Brasil.
Mas a escassez derrubou o nível dos reservatórios do Sudeste a 18%, uma situação crítica e que desde julho derrubou em mais de 10% a geração hidrelétrica.
Esse novo padrão de remessa de energia veio por causa do Estado crítico dos reservatórios em Estados como São Paulo, pela falta de água.
“A situação hídrica difícil não é do Sudeste ou Nordeste. É do Brasil inteiro”, afirma José Antônio Feijó, do Instituto Ilumina.
Ele diz não lembrar de o Nordeste já ter exportado energia. “É um fato bastante inusitado”, comentou ao Jornal do Comercio do Recife.
Post scriptum – Os fatos concretos provam: o que seria de São Paulo sem o nordeste?
Teria crescido como cresceu?
Há méritos inegáveis no desenvolvimento construído pelos paulistas.
Porém, não pode ser negada a participação eficiente dos nordestinos que para lá migraram como “brasileiros”;
Ney Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário